Dia 4 - O Direito de Sonhar

Eu sempre pensei que a melhor maneira de ajudar um país subdesenvolvido seria providenciar ajuda imediata. Eles precisam de dinheiro..mandaremos. Eles precisam de médicos..enviaremos uma equipe. Eles precisam de mantimentos...arrecadaremos.

Não que isso seja errado, mas missão é mais do que isso. Mais do que ajudar financeiramente, precisamos os dar o direito de sonhar. O direito de ter objetivos.

As pessoas de La Cucarita são gratas pela oportunidade de sonhar. Agora eles podem escolher suas profissões. Alguns anos atrás, só havia duas profissões: dona-de-casa/agricultor. Seu sexo definia sua profissão. Não existia o poder da "escolha".

A missão veio para a vila, construiu a escola, preparou professores, mudou a maneira de pensar dessa comunidade. Educação liberta - expande a mente e dá a esperança de um futuro melhor. Donas-de-casa podem ser professoras, médicas, enfermeiras, mulheres de negócios...

Vamos nos envolver não somente em suprir as necessidades básicas,mas vamos os dar o direito de sonhar.

A Declaração dos Direito Humanos diz:

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.Toda a pessoa tem direito à educação.

(Artigo 1, Artigo 2 e Artigo 26 - Nações Unidas - http://www.unhchr.ch/udhr/lang/por.htm )

Resumindo...todo ser humano tem o direito de receber uma educação, seja qual for o país de origem. As pessoas nos países subdesenvolvidos foram roubadas desse direito. Chegou a hora de os ajudar a resgatar.

No comments: