Day 2- parte IV









Ok!
Outro dia em La Cucarita!
Hoje foi o nosso primeiro dia de aula!

Nossa classe foi responsável pelos origamis. As crianças amaram! Eles estavam meio tímidos no inícios..seus olhos curiosos tentando entender tudo o que estava acontecendo. Mas no final do dia eles estavam as crianças de La Cucarita que eu lembro!

Mas o negócio é o seguinte...
A Erin (que estava escalada como a professora de hoje) tinha dois projetos em mente: um vaso de papel e um super passarinho.
O vasinho de papel era só para introduzir a idéia do origame para as crianças. O passarinho seria a atração principal.
Mas aí..logo depois da nossa primeira class vimos que teríamos que adaptar.

As crianças amaram o vaso de papel! Aí demos para elas uma borrachinha para elas colocarem dentro do vaso. Pra quê! As crianças começaram a inventar jogos...jogando a borracha para cima e tentando pegar com o vaso..sério mesmo. Elas amaram! E o passarinho...elas nem ligaram.

Complicado vs. Simples

Sei lá. Eu fico me perguntado o que iria atrair as nossas crianças. O simples vasinho de papel ou o super passarinho? Será que com tudo o que damos para as nossas crianças temos tirado a criatividade delas? Será que os brinquedos que damos atrapalham o seu racioncínio crítico? Sei lá.
Eu só acho muito interessante a diferença entre “nós” e “eles”.

Tipo..a Yigel e Samuel. A Yigel e o Samuel têm quatro anos cada. Eles não estão no nosso programa porque são muito pequenos. Mas eles sempre ficam andando pelas classes. A tarde os achamos brincando lá fora com duas caixãos de papelão e uma bola. Acho que o objetivo era ver quem conseguia jogar a bola na caixa do outro com a maior distancia. Eles brincaram por horas!
No intervalo encontramos os meninos divididos em grupos. Eles começaram a jogar um jogo com cinco pedrinhas. Eu não entendi o jogo mesmo. Eu só sei que o negócio não é fácil. Eles estavam bem compenetrados.
Eu fico imaginando..se os meus pais tivesse me dado 5 pedras quando eu era criança...será que eu conseguiria inventar alguma coisa? Acho que não. Talvez paramos de valorizar as coisas simples da vida.

Os alunos da nossa terceira classe acabaram o vaso e o pássaro meio rápido. Ai tive uma idéia. Eu dei para elas papel e pedi para elas fazem um avião. Um dos meninos, Rubio, fez o aviãozinho em 2 segundos. Uma maravilha. Aí pedi para ele ensinar a class (já que algumas meninas estavam tendo problemas técnicos..hehe). Foi um sucesso. No final pedi para todos irem para fora para a gente competir qual avião ia mais longe. Elas amaram! Lógico que o do Rúbio ganhou!
No nosso intervalo a Melissa teve uma idéia fenomenal! Dança das cadeiras! WOW. Muitoo louco! Ver as crianças brincar o jogo pela primeira vez!!! Eles gostaram tanto! Não conseguiam parar de rir!

Me senti privilegiada de poder fazer parte de tantas "primeira vez" dessas crianças...

2 comments:

Anonymous said...

Oi
Rafa,minha linda...

Sempre que leio seu diário, me emociono...

Na verdade vc tem razão, porque paramos de valorizar as simples coisas da vida??

Saiba de uma coisa: essas crianças jamais esquecerão o que vcs estam fazendo por elas...talvez quem
sabe(Deus permita que não!!), para algumas delas estas sejam as mais poderosas manifestações de atenção, carinho e respeito que elas sentirão em suas vidas!!

Beijos carinhosos no seu coração missionário!!

Que Jesus continue a apaixonar seu coração pela obra dEle!!

Afinal Ele merece e tudo o que fazemos é ainda muito pouco!!

De sua tia que muito lhe ama

Laurinha

Anonymous said...

This is great info to know.